segunda-feira, 22 de setembro de 2008

2003. Fortes chuvadas que cairam domingo e hoje são relativamente normais para a época

As fortes chuvas que caíram domingo e hoje causando inundações em Coimbra, Albufeira e Porto são relativamente normais para a época do ano, que apresenta condições meteorológicas semelhantes a um clima tropical, segundo o Instituto de Meteorologia. De acordo com o meteorologista Pedro Reis Vieira, Portugal está sob a influência de uma depressão, situada a sudoeste da Península Ibérica, formada por ar muito quente à superfície e ar muito frio nos níveis altos da atmosfera.
"É esta grande diferença de temperaturas que dá origem a esta instabilidade relativamente normal nestas alturas do ano", de transição de estações, adiantou.
Segundo o meteorologista, estas condições atmosféricas, acompanhadas de muita humidade na atmosfera, assemelham-se às de um clima com características tropicais. "Quando o ar quente sobe, condensa ao chegar à massa fria causando a queda de grandes quantidades de precipitação", explicou.
Pedro Reis Vieira disse ainda que a instabilidade tenderá a diminuir ao longo da semana, apesar de se manterem os aguaceiros.
Quanto à precipitação verificada entre domingo e hoje de manhã, o meteorologista referiu que, segundo dados provisórios, caíram no Porto 51 mililitros de chuva em três horas. "É muita chuva e eventualmente mais da do que caiu domingo em Coimbra", disse o especialista, adiantando que não há dados sobre Albufeira, onde hoje também se registaram inundações, por não haver aí qualquer estação meteorológica.
* * * * * * * * * * * * * * *

Sem comentários: