sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

1458. Inundações provocam caos em Portimão, Lagoa, Aljezur e Albufeira

Casas inundadas, estradas cortadas, carros parados no meio da água, engarrafamentos, o Túnel das Cardosas de novo fechado, a zona do Calvário (Lagoa) e da Fatacil completamente inundadas. Segundo o CCO, também há inundações nos concelhos de Aljezur e Albufeira. Estas são algumas das consequências de mais uma madrugada e manhã de chuva forte no Barlavento algarvio.
Em Lagoa, há inundações na Urbanização Sol (por trás da Câmara Municipal), bem como em Ferragudo, Estômbar e Carvoeiro. Nas zonas do Calvário, Ferragudo e Parchal os bombeiros já estão a proceder a evacuações de pessoas das casas inundadas. A Escola EB 2,3 de Estômbar (que fica numa linha de água) e a Secundária de Lagoa serão evacuadas logo que possível, segundo os bombeiros de Lagoa.
Em Portimão, além do Túnel das Cardosas ter voltado a ficar inundado e cortado e por isso ter ficado seriamente afectada aquela que é actualmente a principal entrada na cidade, em plena hora de ponta, também o acesso alternativo, pelo nó de Alvor/Penina, estava condicionado. Este nó, que faz a ligação entre a Via do Infante, a EN 125, a estrada de Alvor e o acesso a Portimão pela Aldeia do Carrasco/E.Leclerc, por baixo de um viaduto tinha-se formado um autêntico lago com cerca de um metro de altura de água, levando a que dois automóveis tenham ficado imobilizados. «Parece impossível: isto aqui é sempre a mesma coisa, mas ninguém se preocupa a resolver este problema, nem sequer em colocar aqui polícia ou um sinal a avisar as pessoas de que a água é funda e podem ficar parados no meio», lamentava-se um automobilista que, segundo contou ao barlavento.online, «ainda no ano passado cá fiquei também».
Em Portimão, segundo os bombeiros locais, há inundações em vários pontos da cidade e nos arredores - Pedra Mourinha, na Rua D. Carlos I (na zona ribeirinha), Alvor e Penina. Na Praia do Carvoeiro (Lagoa), as lojas, cafés e agências bancárias situadas na zona sul da Rua do Barranco e no Largo da Praia ficaram completamente inundados. Durante parte da manhã, aliás, o trânsito de entrada e saída do Carvoeiro esteve cortado, devido às inundações nas duas principais ruas e no Largo da Praia. Parte dos estabelecimentos comerciais desta zona ainda não abriram, estando os seus proprietários ocupados a esgotar a água que invadiu os espaços e a fazer limpezas.
* * * * * * * * * * * * * * * * * *
O barlavento.online vai continuar a acompanhar a situação, voltando a actualizar as notícias logo que haja mais informação.

Sem comentários: