sexta-feira, 21 de abril de 2017

6205. PORTUGAL: Análise ponderada para dia de 31 de Março de 2017

(Actualização da postagem número 6048)
* * *


Acima publicam-se os quadros referentes à situação meteorológica para as estações meteorológicas portuguesas representadas no portal WeatherOnline. O quadro superior refere-se ao acumulado das temperaturas máximas registadas diariamente entre 1 de Abril de 2016 e 31 de Março de 2017; o quadro inferior refere-se ao acumulado das precipitações máximas diárias ocorridas ao longo do mesmo período de tempo.
Assim, no dia 31 de Março do corrente ano, observamos que em Portugal, relativamente à acumulação de temperaturas máximas diárias, os valores mantiveram-se ou aproximaram-se dos valores normais ao longo de Janeiro, Fevereiro e Março deste ano (beneficiando também da substituição dos dados referentes ao primeiro trimestre do ano passado pelos dados referentes ao primeiro trimestre deste ano). Nenhuma estação meteorológica apresentava valores acima do que é normal no dia 31 de Março de 2017. Porto/Pedras Rubras foi a estação meteorológica em Portugal que registou uma evolução mais positiva entre 31 de Dezembro do ano passado e 31 de Março deste ano (acumulação de temperaturas máximas diárias substancialmente acima dos valores normais).
Relativamente à precipitação máxima diária acumulada, constata-se que não existiu uma evolução uniforme no território, ocorrendo contrastes entre as diferentes regiões do território português. No dia 31 de Março de 2017 existiam quatro estações meteorológicas com valores de acumulação de precipitação máxima diária acima do que é normal ocorrer em doze meses consecutivos: Penhas Douradas, Porto/Pedras Rubras, Beja e Ovar (tendência para um ano mais húmido do que é normal). Sagres foi a estação meteorológica em Portugal que registou uma evolução mais positiva entre 31 de Dezembro do ano passado e 31 de Março deste ano (acumulação de precipitação máxima diária substancialmente acima dos valores normais).
Utilize a caixa de comentários para tirar dúvidas e formalizar questões.

Sem comentários: