terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

5632. PORTUGAL CONTINENTAL: tendência do estado do tempo

Carta Sinóptica de Superfície prevista para
Sábado, 6 de Fevereiro de 2016_12h00
Fonte: MetOffice
============


O estado do tempo na Península Ibérica para o próximo fim de semana estará condicionado pela presença de um potente anticiclone, centrado no Mar Mediterrâneo (1033 hPa), o deslocamento para sul do anticiclone dos Açores, centrado a menor latitude, por um centro de baixas pressões (depressão ou ciclone) muito profundo (959 hPa), centrado entre a Islândia e o Reino Unido/República da Irlanda, e um potente anticiclone centrado na Gronelândia.
Assim, a conjugação do posicionamento dos anticiclones, quer mais a norte quer mais a sul, força que os centros de baixas pressões cruzem o Oceano Atlântico em direcção à Escandinávia, num rumo quase para nordeste. Entre os vários centros de baixas pressões sucedem-se cavados mais ou menos pronunciados, que ora injectam ar tropical para as latitudes mais elevadas ora injectam ar polar marítimo para as latitudes mais baixas; a separar estas massas de ar definem-se sistemas frontais, combinando uma série de diversas superfícies frontais frias e quentes.
A partir da segunda metade do dia de Sexta-feira ocorrerá a aproximação de uma superfície frontal fria ao noroeste da Península Ibérica, precedida por uma linha de instabilidade. É previsível que esta superfície frontal fria cruze a Península Ibérica ao longo do dia de Sábado, afectando particularmente as regiões mais setentrionais de Portugal Continental e Espanha. O aumento da nebulosidade irá favorecer a ocorrência de precipitação, que poderá ser por vezes forte nas regiões do norte e centro, não se descartando a possibilidade de ocorrência de trovoadas e queda de granizo.
O vento, inicialmente do quadrante sul, tornar-se-á moderado a forte, especialmente no Sábado, com rajadas muito fortes, em especial no litoral oeste, a norte do Cabo Mondego, e nas terras altas (descida muito rápida da pressão atmosférica, com as isóbaras a tornarem-se muito próximas umas das outras; possibilidade de ocorrência de eventos severos associados ao vento forte). O estado do mar tenderá a tornar-se bastante alteroso, nomeadamente na costa ocidental.
A temperatura do ar tenderá a registar uma temperatura mínima mais elevada na noite de Sexta-feira para Sábado (o aumento da nebulosidade e a saturação do ar farão que a temperatura não desça significativamente nessa noite), devendo descer significativamente após a passagem da superfície frontal fria, contribuindo para uma descida da cota de neve nas regiões montanhosas do norte e centro.
Esta é uma tendência do estado do tempo, não oficial, feita com a análise de modelos disponíveis neste momento e sujeita a um ajustamento mais correcto à medida que se aproxime o fim-de-semana.
Para todos os efeitos deve seguir-se as previsões oficiais do IPMA e as recomendações da ANPC para as situações meteorológicas severas.

1 comentário:

disse...

Boa tarde.
Excelente descrição Sr: Professor.
Veremos se chove mais um " poucochinho.