domingo, 17 de agosto de 2014

4863. Estudo de caso



Junto se anexa artigo publicado pelo autor do Blogue no
* * *

Desde o dia 19 que as temperaturas são inferiores ao normal, tanto nas mínimas como nas máximas (valores que chegaram a rondar 5 ºC nalguns dias). Hoje já se aproximaram da média, embora ainda estejam abaixo desse valor(12,7 ºC; 29,7 ºC); talvez amanhã ou depois atinjam ou superem o valor médio (creio primeiro que seja nos valores de temperatura máxima e só um ou dois dias depois no valor da temperatura mínima).
Fica o gráfico com a evolução das temperaturas desde o dia 13 de Junho; os traços em linha recta horizontal a azul e a vermelho representam os valores médios.

(Tecle sobre a imagem para ampliar)

Aos dados introduzidos foi feito o seguinte comentário:

Dados que mostram que a 2ª quinzena de Junho teve temperaturas abaixo do normal, assim como mostram que a primeira semana de Julho teve temperaturas bastante abaixo do normal.

O mês de Junho basicamente foi um mês normal ao nivel da temperatura como mostra o relatório do IPMA disponivel no seu site. Julho está mais fresco claramente face ao normal mas em prol da verdade meteorológica importa realçar que o mês tem 31 dias e não 8.
Em prol da verdade meteorológica as contas fazem-se no final do mês !

FACTOS

Considera o autor do blogue que os conteúdos inseridos no comentário foram muito infelizes, na medida em que compara o período de 19 a 30 de Junho com a síntese do relatório mensal do IPMA de todo o mês de Junho, voltando novamente a comparar dados de 1 a 8 de Julho com o que poderia vir a ocorrer ao longo de todo o mês.

Se o comentário se tem restringido unicamente ao período de análise do gráfico (19 de Junho a 8 de Julho), teria concluído que naquele período ocorreu efectivamente temperaturas máximas e temperaturas mínimas substancialmente inferiores aos valores médios para a mesma época do ano (conforme escreveu no primeiro parágrafo), algo que foi anormal e que foi sentido por toda a população da região.

Lamenta-se profundamente o desprezo que o comentador faz relativamente à ciência meteorológica, ao comentar que as contas (?) fazem-se apenas no final de cada mês; mal estaria a meteorologia se não identificasse fenómenos climáticos com duração diferente do número de dias de cada mês. Lamenta-se também o facto de o comentador ter recorrido a um relatório do IPMA, quando é um grande crítico desses mesmos relatórios por considerar que muitas vezes não traduzem a realidade.

1 comentário:

ludbrioa disse...

Estranha-se profundamente a atitude de parte dos administradores e/ou moderadores do Fórum MeteoPT que, em vez de darem seguimento às queixas apresentadas no sentido de ser reposta a verdade meteorológica descrita no gráfico, proferiram valorizar falsos comentários e banir quem fez os registos, com base num trabalho desenvolvido diariamente de registo de dados meteorológicos ao longo de mais de dez anos.
Uma vez que o autor do Blogue jamais pactuará com falsas argumentações, e após um trabalho meritório visualizado mais de 3 000 000 de vezes e consultado diariamente por milhares de pessoas, interrompe a participação no Fórum MeteoPT até que a administração do Fórum faça justiça e elimine o comentário feito ao gráfico.
É por demais conhecido pelos administradores e moderadores do Fórum MeteoPT de que lado está a razão e de que lado não está a razão; não se suporta que trabalho honesto seja criticado com falsos fundamentos, por quem revela ausência de idoneidade moral e uma falta básica de carácter enquanto pessoa para respeitar as outras pessoas, tentando denegrir especialmente quem não seja do Algarve.